O milagre da fonte da Gomeira

O milagre da fonte da Gomeira

E ao atingir Tavila, e mal ao atravessar a ponte, Genoveva Pessanha pôde contemplar, o rio pleno de naus com todas as formas de velas e feitios, de todas as cores, umas acabadas de chegar, a ancorar e a iniciar o desembarque, e uma azáfama de gente que pareciam formigas vistas de longe, ao longe da estreita margem direita do Gilão, desde a Torre do Mar até perder-se lá ao fundo, onde se via o reflexo do Sol, onde as águas do rio finalmente encontravam descanso em mar aberto. Parecia que o próprio rio resplandecia de ouro contagiado pelas riquezas que as naus transportavam. O toque de Midas havia atingido o Gilão !

Samuel Viana (‘O milagre da Fonte da Gomeira’)

Em meados do século XV, em plena expansão marítima portuguesa, Tavira (aqui chamada Tavila), no leste do Algarve (Portugal) é um importante local de suporte às expedições no norte de África e ponto de contactos comerciais entre o Atlântico e o Mediterrâneo. Lidera a alfândega Diogo Lopes da Franca, descendente de uma família genovesa radicada em Tavila. Um estranho mau agoiro paira sobre a família, mas isso não impede Diogo Lopes de manter o seu prestígio e melhorar os rendimentos das terras que lhe foram adjudicadas. Para isso, vai contar com uma ajuda inesperada e no final, uma mão sobrenatural intervém para redimir os acontecimentos. A maior parte dos personagens foram figuras históricas reais, como os Corte Reais e os Pessanhas, que na altura viveriam numa das mais importantes localidades algarvias.

Todas as terras e regiões merecem ter a sua história e, a pensar nisso, decidi dar asas à criatividade e conceber um conto para “dar vida”, com base em factos e personagens históricos, a uma obra de ficção que tenta, juntando acontecimentos ocorridos em meados do século XV, em plena expansão portuguesa. Em 2018 lancei um pequeno rascunho no blog, mas agora decidi finalmente paginar e dar um aspecto “acabado” ao livro, estando disponível para aquisição na livraria online Bubok .

htps://www.bubok.pt/livros/267330/O-milagre-da-Fonte-da-Gomeira

Deixe uma resposta